Donativo

Donativos para a ANS, como fazer e porque fazer?

Na prossecução dos seus fins, que se concentram prioritariamente no apoio aos grupos sociais mais vulneráveis, em especial às pessoas com deficiência, a ANS conta com o apoio da Segurança Social, através dos subsídios resultantes dos Acordos de Cooperação. Ora, os subsídios recebidos são insuficientes para fazer face às despesas que a instituição tem mensalmente.

Assim, há a necessidade de recorrer ao apoio dos beneméritos cuja ajuda é fundamental para a continuidade da instituição.

Donativo através da Consignação do IRS

Sabia que, de uma forma muito simples e sem qualquer encargo é possível apoiar a nossa Instituição?

Sabia que pode atribuir 0,5% do valor liquidado do seu IRS a uma Instituição Particular de Solidariedade Social ou Pessoa Coletiva de Utilidade Pública?

Para tal basta que ao preencher o Modelo 3 da sua Declaração de IRS, Anexo H, Quadro 9, Campo 901, indique o NIPC da Instituição ou Pessoa Coletiva que pretende ajudar, neste caso o da ANS é o 502 778 768.

Com este ato, 0,5% do seu imposto liquidado será destinado pelo Estado à ANS, não havendo nenhum agravamento para si.

LEI Nº 16/2001 DE 22 JUNHO – Artº 32º, nº 4 e nº 6

“…

4 – Uma quota equivalente a 0,5% do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, liquidado com base nas declarações anuais, pode ser destinada pelo contribuinte, para fins religiosos ou de beneficência, a uma Igreja ou comunidade religiosa radicada no país, que indicará na declaração de rendimentos, desde que essa igreja ou comunidade religiosa tenha requerido o benefício fiscal.

6 – O contribuinte que não use a faculdade prevista no nº 4 pode fazer uma consignação fiscal equivalente a favor de uma pessoa coletiva de utilidade pública de fins de beneficência ou de assistência ou humanitários ou de uma instituição particular de solidariedade social, que indicará na sua declaração de rendimentos.”

Lei do Mecenato Social

Sendo a ANS uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, todos os donativos concedidos à nossa instituição podem ser elevados a 140% de custos para efeitos de benefícios fiscais do doador.

Se pretender ajudar a nossa instituição e fazer um donativo, este poderá ser feito através do NIB 003506950002407593042.