Centro de Actividades Ocupacionais

O CAO é uma resposta social que se destina a pessoas com deficiência grave de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitem, temporária ou permanentemente, a sua integração profissional no mercado normal de trabalho ou em Centros de Emprego Protegido, após o período adequado de Educação Especial ou de Reabilitação Profissional. Tem como principal objetivo criar condições e promover ações que contribuam para a qualidade de vida das pessoas com deficiência através do desempenho de atividades ocupacionais.

São objetivos das atividades ocupacionais:

- Estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades e competências individuais;

- Promover a integração social, através do desenvolvimento de atividades socialmenteúteis eventualmente facilitadoras à frequência de ações de formação profissional e ao emprego;

- Contribuir para a promoção de uma sociedade inclusiva, promovendo a participação em diferentes contextos sociais:

 O Centro de Atividades Ocupacionais da ANS tem capacidade para 82 clientes que de acordo com o seu perfil de competências são integrados em atividades socialmente úteis ou estritamente ocupacionais, usufruindo também de atividades de desenvolvimento pessoal, social, lúdicas e terapêuticas.

Para além, destas atividades o Centro de Atividades Ocupacionais assegura as refeições, os cuidados de higiene necessários ao bem-estar e conforto dos clientes e administração da medicação prescrita pelo médico assistente.

O transporte dos clientes também poderá ser assegurado desde que solicitado e até ao limite da sua capacidade.

 Áreas de Atividade

A ocupação é um conceito central que engloba todas as atividades humanas, sendo fundamental para a valorização, autonomia, mobilidade e saúde. A pessoa necessita de participar em atividades significativas para o seu bem-estar e no Centro de Atividades Ocupacionais os clientes acedem a uma diversidade de atividades estruturadas:

» Atividades Socialmente Úteis

» Atividades estritamente ocupacionais

» Atividades de desenvolvimento pessoal e social

» Atividades lúdico-terapêuticas

» Apoio Psicossocial

Para além das atividades desenvolvidas no centro a ANS tem protocolado com empresas do concelho, ao abrigo da Portaria n.º 432/2006 de 3 de Maio, o exercício tarefas pelos clientes do CAO, designadas de Estruturas de Atendimento.

Em funcionamento nas instalações da ANS a empresa Grande Mola entrega a atividade de montagem de molas e em funcionamento no exterior da ANS, nas instalações das próprias empresas, os utentes realizam a etiquetagem na Barata e Ramilo (Parfois) e na Cooprofar e jardinagem no Amanhã da Criança.